terça-feira, 15 de outubro de 2024
Homenagem a meus professores
Este ano, uma das lentes que eu mais tenho usado para olhar para dentro é a da Formação e da Pesquisa (Auto)Biográfica. Enquanto professora e pesquisadora, me vejo constantemente avaliando, recalculando rotas e crescendo o número de indagações e perguntas não respondidas que mantém meu contínuo estado de aprendiz. Como aluna, professora e pesquisadora, encontro fora de mim um espelho para olhar para dentro e me tornar a minha melhor versão pessoal e profissional.
Hoje venho agradecer a todos os professores que passaram pela minha vida e dar um abraço textual naqueles que estão, quase que diariamente, lidando comigo tanto em sala de aula, quanto nos intervalos delas sendo espelho, tirando dúvidas e/ou escutando minhas angústias, anseios, projetos, sonhos e alegrias.
Cada um de vocês, com suas características particulares e seus conhecimentos de canto, música e processos pedagógicos ativa, mesmo que inconscientemente, algo em mim de acordo com a característica de vocês e eu tenho a chance de enxergar minhas potencialidades e meus defeitos para escolher manter ou mudar a rota e direcionar melhor minhas escolhas e atitudes.
Vocês me ensinam constantemente o que Paulo Freire já dizia: “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.
Começo, então, agradecendo você, Dani, que há anos está ao meu lado e vem assumindo funções variadas em minha vida a cada hora do dia. Você ilumina a área da saúde em minha vida, me ensina amorosamente a assumir minha individualidade e curar minhas inseguranças no processo de aprendizagem. Você me permite acessar minha autoconfiança na carreira de forma muito amorosa. Seu jeito de se relacionar com os outros e de lidar com a vida me ajudam a equilibrar minhas emoções. A maneira dinâmica e original de canalizar seus valores me ensinam a me expressar de forma livre, amorosa e irreverente. Sua missão de vida abraça o meu sol e me ajuda a brilhar. Alguns vão dizer que eu tenho sorte de ter em uma só pessoa uma amiga, professora e colega de trabalho. Mas a sorte é coisa do acaso e a gente acredita em energia e atração. Então, eu digo que é escolha. Obrigada por escolher vibrar na mesma frequência que eu escolho e fazer dos meus dias mais leves. Eu te amo muito!!
Junto a você, em sala de aula, tenho a melhor correpetidora que eu poderia ter. Ana Melissa, você me ensina sobre a minha capacidade de perseverar e investir tempo e energia de forma intuitiva e original. Com a sua comunicação objetiva e direta você me ajuda a encontrar meu brilho interno. Com sua forma irreverente de ser, você ajuda a aceitar meu jeito peculiar de me expressar. Obrigada por aceitar encaixar seu horário no meu, sua correpetição me ajuda a dar forma à artista que há em mim.
Jéssica, você põe um holofote na minha forma de me comunicar e, com isso, me ajuda a deixá-la mais legítima. Sua maneira de se colocar no mundo me ajuda a lidar com minhas emoções e seu conhecimento profundo de si e de suas feridas me ensinam a fortalecer minha identidade profissional. Obrigada por trazer transformações profundas na minha vida pessoal e em minha carreira. Sem você, esse mestrado não seria o mesmo.
Ian, você traz luz para minha saúde e meu trabalho. Se conhecimento profundo do não dito me ajuda a me apresentar para o mundo com mais presença e a honrar meu poder de transformação e regeneração pessoal. Sua atitude e maneira de se expressar me norteiam nos meus processos criativos. Você me ajuda de forma sensível e intuitiva a canalizar e estruturar meu lado artístico, me instigando a manifestar minha identidade, autoexpressão e necessidades por meio de ações precisas e deliberadas. Muito obrigada pela sua amizade e profissionalismo e por me dar espaço para me tornar a minha melhor versão.
Mauro, suas ações, conhecimento profundo do científico e imagem irreverente evocam em mim um sentimento de segurança que coopera no meu equilíbrio emocional e em uma comunicação autêntica e livre. Sua expressão autoconfiante e firme e sua interação impulsora me ajudam a acessar conhecimentos profundos por meio da experiência e do sensível. Obrigada por tanta generosidade, gentileza, sutileza e disponibilidade.
Espero poder mantê-los, de alguma forma, ao meu lado com o passar do anos. Vocês têm passe livre na minha vida e eu sou e serei eternamente grata por tudo que vocês me proporcionam. Vocês são, para mim, referência do que é ocupar essa função com respeito, ética, conhecimento, sensibilidade e humildade.
Feliz dia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Homenagem a meus professores
Este ano, uma das lentes que eu mais tenho usado para olhar para dentro é a da Formação e da Pesquisa (Auto)Biográfica. Enquanto professora ...
-
O dia começa e os pensamentos começam a encher a cabeça. É o trabalho a fazer, as contas a pagar, o livro para ler, os compromissos a cumpri...
-
Este ano, uma das lentes que eu mais tenho usado para olhar para dentro é a da Formação e da Pesquisa (Auto)Biográfica. Enquanto professora ...
-
Você acorda um dia e decsobre que tudo que sempre quis não foi exatamente do jeito que esperava, mas acabou se mostrando melhor do que acred...
Nenhum comentário:
Postar um comentário